sábado, 16 de agosto de 2014

Sinanju MG - Parte 08

Caramba, me meti em outra fria... Tô achando que o Sinanju não gosta de mim...

Depois de tanto tempo engavetado, finalmente voltei a montá-lo, mas..., como nem tudo são flores, me deparo com mais um problema chato: Pintei o kit quase por completo (as partes vermelhas e frame), fiz a limpeza e apliquei os decais. Pronto, hora do verniz.

Quando fui aplicar o bendito verniz fosco em spray, Suvinil, ocorreu um efeito desastroso.




Ao aplicar o verniz, talvez por falha minha ou do spray, formou-se uma camada branca. Inicialmente pensei que o verniz havia reagido com a tinta ou o solvente da tinta, mas observando melhor, dá pra reparar que a camada branca está sobre os decais, ou seja, uma camada externa. Já vi isso no aerógrafo quando se coloca mais verniz do que solvente, mas em spray é a primeira vez que acontece.

Vamos aos testes.

É assim que a peça está atualmente. Uma camada branca disforme. Mas..., catucando com a unha foi que percebi que é uma camada superficial, mudando minha ideia de que havia reagido com alguma coisa. Dá pra perceber o descascado no canto esquerdo.


Separei meu velho e tóxico companheiro, o thinner 1101 para ver se é possível suavemente tentar retirar alguma parte dessa camada. Usarei um cotonete para isso.


Resultado: Falha. Não foi possível retirar apenas a camada superior. Deu uma descascada na tinta vermelha também. Vi falarem sobre um kit removedor de cera, mas não tenho paciência de esperar comprar e chegar.


Já emendando o serviço, separei o verniz fosco da Gato Preto (muito bom) e só achei pra comprar o thinner da acrilex, que não tenho certeza se é o mais recomendável.


E vamos à luta. Na imagem à seguir dá pra perceber mais ou menos como a peça tem manchas diferenciadas em toda sua superfície. Isso geralmente é corrigido com o verniz.


Nas seguintes, com um foco terrível (s[ó percebi agora...) as peças "sadias" já com o verniz fosco da GP, com muito boa aplicação e facilidade, bem prático e agradável de utilizar. Dei duas demãos para tentar garantir o verniz.

Sobre aquelas manchas da imagem anterior, todas desapareceram. Ficou muito legal mesmo. Deu uma igualada bacana e aumentou a qualidade da cor da peça e unificou o conjunto, além de dar uma finalização boa naquelas manchas que ficam por causa do decal de cera. Recomendo.


E aqui, infelizmente com um foco terrível, as "derrotas" das peças.



Outra tentativa que não funcionou.



E a perna sendo montada. Acho que vai ficar muito legal, viu?...


Resumindo: Envernizei com o fosco todo o resto das peças que faltavam e entendi: Vou ter que repintar todas as peças doentes.

Como o colega Kaiserdragon ofereceu sua ajuda e contribuição com os decais para reposição (pagarei em breve), usarei para tentar resolver minha situação com esse kit. Na verdade é até pouca coisa, mas o fato de ter que mascarar, primer, pintar... Pqp... Esse cara me dá trabalho.

Bem, e é isso. Em breve, mais um post e espero que ele semipronto, já que vou deixar a parte dos efeitos dourados das linhas para um único post.

Um abraço à todos que estão acompanhando e contribuindo com suas opiniões!

Até o próximo post!

SIEG ZION!

<Sinanju MG - Parte 07                                                                                      Sinanju MG - Parte 09>

2 comentários:

Marcos Diego disse...

Caraca que trabalho.
Meu amigo você teve coragem de usar esse thiner da acrilex? Inventei de usar esse troço no meu Astraea quando tava customizando ele para a Copa Gundam Brasil e vi o inferno na terra... corroeu ou sei lá o que a superfície de uma peça... foi um desastre...

E o fosco da gato preto fosquea bem mesmo? Fiquei interessado em comprar ele. Tu aplicou com pincel ou aero?

E vamos lá cara! Força para acabar esse Sinanju! Estamos esperando para ver o resultado final!
Fui!

Unknown disse...

Usei sim diego, mas já deu pra perceber que ele não serve tão bem para diluir o verniz da gato preto como o próprio solvente da gato preto. O verniz continuou uma massa mais grossa e pastosa, diferente da vez passada quando eu tinha o próprio diluente gato preto. Mesmo assim o resultado foi muito bom.

Usei no aero. Cara, é bom demais! Dá pra controlar a quantidade e fica apenas uma camada finíssima de verniz. Vou ver se acho esses dias o diluente correto, pois não gostei desse.

Usar thinner sobre uma peça é pedir pra destruir o kit! Já fiz isso também... melhor usar uma lixa....

Pois é. Vou ver com o kaiser os decais que ele ofereceu pra tentar terminar esse cara. Esses dias eu repintarei as partes destruídas, e enquanto encomendo os decais, tento pintar as partes douradas com um reverse wash.

Abraço diego!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...