sábado, 15 de dezembro de 2012

Sombreamento ou Shading

Vamos falar um pouco sobre essa técnica que é tanto utilizada no plastimodelismo. Claro que existem métodos diversos, mas a finalidade é a mesma. Eu mesmo já experimentei algumas diferentes e sei o quanto é trabalhoso fazer o "efeito" acontecer.

Andei pesquisando por diversos fóruns e acredito ter achado o que seria uma técnica muito boa, prática e de resultado satisfatório. Farei um resumão do que encontrei, utilizando as respectivas fontes e imagens das páginas que visitei.

Primeiro colocarei aqui o que foi descrito pelo p3tb, um usuário do fórum The Mecha Louge, o qual eu participo. Vamos a ele:

"Talvez essa não seja a melhor maneira de fazê-lo (o sombreamento), mas pode lhe ajudar a fazer o shade (a sombra) do seu kit.

Esta é a peça a ser sombreada:

Eu quero que esta peça seja branca com sombras em cinza, então primeiro eu pintarei tudo com cinza:

Em seguida, eu pintarei a parte mais brilhante com branco (no caso as partes mais centrais entre as panel lines):

E então eu pinto toda a peça com branco, mas apenas uma camada fina (nesse momento é bom ter certeza que a tinta está fina para não cobrir demais as marcas das sombras feitas):

Feito isso você pode colocar os decais e aplicar o verniz."


Essa técnica me parece ser muito boa e prática, um pouquinho diferente do que estou acostumado a fazer. Acho que chamaria isso de uma das "variações" do pré-shading, onde as sombras das linhas permanecerão abaixo da cor base, que nesse caso seria o branco.

Resumindo: Pré-Shading - fazer as sombras antes de pintar a cor base ou cor final da peça, ou seja, abaixo da tinta, antes dela. Pós-shading - fazer as sombras depois de pintar a cor base final da peça, ou seja, sobre ela. Logo logo falarei do pós-shading.

Pelo que entendi, essa técnica descrita acima pelo p3tb é uma variação ou exemplar de uma técnica conhecida como Max Technique ou Technique Shading. Vamos a ela:

"Olá caras, aqui estão alguns tutoriais e imagens sobre como fazer o shading (sombreamento) em seu modelo usando a técnica "Max Technique", popularisada em Gunpla (Gundam Plastimodelismo) pelo modelista Max Wartanabe, conhecido como "Wakanabe". Mas essa técnica também é bastante usada por modelistas de aviação.



Efeito e vantagem da "Max Painting":

A "Max Painting" é uma técnica de sombreamento para aumentar as características do objeto pela adição de gradação. Em vez de aplicar uma única cor, destaca-se o centro faz a superfície parecer ligeiramente inchada, e destacam-se as bordas escuras. A gradação dá uma delicada ênfase a cada superfície, e isso incrementa a quantidade de informação, o que não pode ser alcançado por uma única cor. As características são enfatizadas, e isso cria um efeito virtual de desgaste (degradê) ao mesmo tempo. Se você usa um aerógrafo, então deve aprender a fazer a mistura e a relação/dosagem da tinta.  A "Max Painting" não é uma técnica difícil de se usar. Ele é pintada (feita) em diversas camadas, então ajustes e correções são possíveis.

1. Antes da Pintura:

Foto 1-A: Antes de aplicar primer ou tinta, remova a poeira e o pó das peças com uma escova. Um Swab (ou cotonete) umedecido em álcool é bem útil. Isso vai remover a gordura dos dedos, e fará a tinta aderir bem.

Foto 1-B: Em vez de segurar uma peça diretamente, use algo para prender, pois isso pode prevenir uma mudança da condição da superfície da peça pela gordura dos dedos, e evitar deixar as digitais dos dedos.

Foto 1-C: Seria bem útil se você tivesse uma prancha para segurar as partes pintadas. Prepare esse tipo de suporte para secar a tinta, para que você não entre em pânico procurando um local para colocar suas peças pintadas.

Foto 1-D:  A base cinza está aplicada. Ela é uma mistura de preto e várias outras cores. Eu chamo essa cor original de Base Cinza (Base Grey), que tem um forte efeito de ocultação. A "Max Painting" começa usando esse cinza-quase preto na peça inteira.

Foto 1-E: Vamos começar com a pintura nas bordas e áreas recortadas. Tem que ser assim, pois a tinta tende a fluir para longe das bordas, e isso não cobre as áreas profundas. Na "Max Painting" aquelas áreas tem que ser escuras.

Foto 1-F: A camada de base está feita. A Base Cinza tem uma grande habilidade de ocultação, então a camada não deve ser grossa.


2. Max Painting 1 "Pintando o Gundam de Branco"

Foto 2-A: A área branca do Gundam apresenta-se como a parte mais original da "Max Painting". Eu acho que o puro branco não adere com outras cores tanto quanto branco ou azul. Então, eu adiciono ao puro branco (brilhante) para fazer uma tinta "personalizada". Assim como você fez seu próprio cinza, faça sua própria cor de acordo com sua imaginação, tal como branco-arroxeado ou branco-azulado. Eu fiz branco-arroxeado, o qual uso frequentemente.

Foto 2-B: Pintando a mistura do branco personalizado.

Foto 2-C: Independente do tamanho, ajuste o aerógrafo para fazer o centro mais leve. Se a superfície é larga, a pressão pode ser alta, e pode ser usado um pouco mais distante.

Foto 2-D: Quando pintar uma parte pequena, diminua a pressão e encurte a distância. Quando a tinta está muito grossa, ela se espalha, resultando em erro. Quando a pressão está muito alta e a distância está muito curta, a tinta irá correr. Experimente bem para conseguir usá-lo bem (o aerógrafo).

Foto 2-E: Por causa da cor base ser preta (ou quase), uma camada leve não será o suficiente. Adicione diversas camadas até o centro da superfície parecer próxima da cor da tinta. Tente não cobrir as bordas e áreas profundas.

Foto 2-F: A impressão de brancura do Gundam é criada aplicando puro branco sobre a tinta personalizada no centro.

Foto 2-G: Depois que o branco-arroxeado for aplicado, pinte com puro branco. Evite eliminar o efeito previamente pintado com o branco-arroxeado, pintando a superfície diversas vezes até que o centro torne-se branco o bastante.

Foto 2-H: Quanto mais clareado depende do seu gosto. Depois de um dia ou dois, deve parecer mais escuro, e neste caso, aplique mais branco. Você só vai aprender quantas camadas usar com experiência. Também compare partes e peças do modelo e faça ajustes no modelo para balancear o efeito.


3. Max Painting 2 "Branco Inicial"

"Branco Inicial" pode não soar familiar para alguns de vocês, mas eu espero que vocês tenham uma idéia. É uma técnica para pintar uma cor vívida mas opaca, sendo uma cor "personalizada" misturada de várias cores transparentes (clear colors), em uma gradação, que é criada adicionando camadas de puro branco à base cinza.

Foto 3-A: O branco não cobre o preto muito bem pra começar. Ele clareia pela adição de diversas camadas. Se você tentar pintar com apenas uma, ela irá correr, ficar grossa, e nada de bom irá acontecer. Então, continue para as próximas partes, e revese diversas peças. Pelo tempo que você pintou a última peça, a primeira deve estar seca, e irá ganhar tempo, e o processo inteiro será mais eficiente.

Foto 3-B: O branco não sela (cobre, oculta) o preto, então não tenha medo de cometer erros. Apenas tente pintar um pouco mais de branco no local, onde você quer clarear, e isso vai levar diversas mãos (de tinta).

Foto 3-C: Nesta técnica, a gradação é um elemento muito importante para um melhor acabamento. A área muito branca irá realçar a cor desejada, enquanto as áreas cinzas irão escurecê-las. Uma aparência vívida pode ser alcançada pintando a área muito branca. O nível de luz e sombra depende do seu próprio gosto. O ponto é determinar quanto cinza você deve deixar e quanto de branco adicionar. O branco não pode ser mais claro que o próprio branco (quer dizer que não precisa ter medo de errar o tom), então não se preocupe em adicionar muito no centro.

Foto 3-D: O vermelho para o revestimento superior (top color) é uma mistura à partir dessas cores. A relação da mistura depende do seu gosto. Se você não estiver familiarizado é melhor testar spray. A razão pela qual eu adicionei clear é que embora não seja opaco, a escuridão depende da espessura da tinta. É como a sobreposição de filmes coloridos, ele fica mais escuro, assim como fica mais espesso. Esta é uma técnica para controlar a espessura da tinta, então você tem que afiná-lo, ou a cor vai ser muito escura, e isso causará irregularidades. Adicionar clear vai permitir multi-camadas menores coloridas e menos erros. Por adicionar clear, a pintura fica grossa, mas é controlável e mais fácil de usar. Infelizmente, acrescentando tinner vai simplesmente fazer a pintura mais fácil de fluir. Acrescentando clear permite colorir passo a passo, e essa técnica é muito útil em várias ocasiões.

Foto 3-E: Revestimento de vermelho vívido, que é mistura de cores clear menos opacas. ''Uma imagem, vista através de um filme de cores'', melhor descreve o uso do "Branco Inicial" da ''Max Pinting''.

Foto 3-F: Assim como o branco, não se preocupe em obter a cor desejada imediatamente. Isso resultará em uma desigual aplicação ou uma pintura ''que corre'' e isso não é bom afinal de contas. Pinte gentilmente e uniformemente e quando estiver levemente colorido, pinte na próxima parte. Repita o processo até atingir a cor desejada. Também é importante manter a escuridão de cada parte. Faça testes e compare muitas vezes, se você pintar a cor branca e a cor superior.


4. Max Painting 3 ''Preto Inicial''

O preto no "Preto Inicial" significa o cinza para a cor de base. E uma técnica que adiciona camadas de cor neste cinza, até que chegue na cor desejada. E para um tom de cor iniciando no preto. E uma técnica clássica de pintura na parte superior (over-coating) próximo da cor preta, mas ao invés de usar cores clear, use cores sólidas personalizadas misturadas. Isso leva diversas camadas até que a cor apareça, e a pintura fique grossa, e isso leva tempo e trabalho, mas a cor definitivamente aparecerá, pois cores opacas serão usadas. Isso leva tempo, mas será colorido pela adição de diversas camadas. O efeito de gradação está expandindo o efeito de superfície e é o significado do "Preto Inicial".

Foto 4-A: Neste artigo, vamos tentar pintar a área azul do torso do Gundam usando o "Preto Inicial". Faça levemente um azul um pouco mais escuro que o indy blue, e mova o aerógrafo desenhando um circulo e expandindo do centro da cor base cinza, assim como foi feito no branco.

Foto 4-B: Mistura personalizada com Indy Blue, e adicione mais camadas. Está chegando perto do azul satisfatório,  mas ainda parece muito escuro para o azul do primeiro Gundam, então...

Foto 4-C: Eu adicionei branco para incrementar o brilho. Ele aparece suavemente, mas lentamente vai parecer desbotada, devido ao branco. Sim, há uma limitação na pintura do azul claro no cinza escuro. Logo que a quantidade de branco exceder um certo limite, clareando excessivamente a cor, ela fica opaca. Se você pintou imediatamente com azul celeste (sky blue), vai parecer bom, mas quando comparado com o brilho do vermelho e amarelo, pintados com "Branco Inicial", o azul vai parecer menos atraente.

Foto 4-D: Então, eu mudei a técnica neste SD Gundam. Em vez de iniciar pela base cinza, eu pintei puro branco para usara técnica "Branco Inicial" na parte I.

Foto 4-E: Misturando Clear Blue. Clear Blue + Clear + Clear Red + uma quantidade muito pequena de rosa fluorescente. Ela é conhecida como Gundam Blue, que é uma cor vívida, mais adequada para o Primeiro Gundam ou o Alex.

Foto 4-F: O acabamento do torso, que é pintado com o azul clear "personalizado". O azul clear aparece vividamente e finamente pintado de branco e da cor de base, criando um azul clear translúcido. Adicionando um pouco mais de camadas vai aprofundar a aparência,  mas eu pensei que assim Seria mais adequado para o primeiro Gundam. Eu acho que "Branco Inicial" é mais apropriado para um azul claro como este.


5. Acabamento e Diversos

Foto 5-A: A coloração básica está terminada. A mochila está cinza, e os mecanismos internos, bicos, e o rifle estão em cores metálicas, mas isso foi deixado de fora deste artigo por causa da limitação do espaço.

Foto 5-B: Se tudo correu bem, desenhe linhas com tinta enamel, aplique decais e cubra o corpo inteiro com clear para elevar a tonalidade.

Foto 5-C: Deixe-me descrever o ponto fraco da "Max Painting". A "Max Painting" usa clear e também cores fluorescentes, mas o tinner da camada superior/verniz (top coat) pode borrar a cor. A parte de trás da cabeça mostra esse caso. Tintas fluorescentes estão melhores recentemente, então elas não causam este problema, mas cores clear ainda são problemáticas. Isso pode ser evitado aplicando leve camada do verniz (top coat), mas é melhor tomar cuidado. Então eu recomendo tinta acrílica à base de água. Isto eleva o acabamento, e ainda não borra as cores. Ela não adere tão bem a tinta "lacquer" (enamel), mas é adequada,  e está livre da preocupação de borrar a cor, então tente ver isso você mesmo.

Foto 5-D: Deixe-me falar sobre os erros. Isto mostra a dispersão devido à tinta estar fina. Isso pode ser prevenido engrossando a tinta ou diminuindo a pressão de ar.

Foto 5-E: Isto é por causa da tinta grossa, resultou em uma superfície grosseira. Isso pode ser prevenido afinando a tinta apropriadamente.

Todo mundo já experimentou esse tipo de erro. Quando você tenta alguma coisa nova, sempre haverão alguns erros. Eu acredito que aceitando seus erros e aprendendo como recuperá-los seja a chave para passar para o próximo nível. Todos cometem erros, mas eu tenho visto muitas pessoas, que consideram que ser uma coisa ruim, e... (acabou a página. Que estranho...). (Nota: Max usa base tinta acrílica da Mr. Color Lacquer, que não é afetada por tinta acrílica à base de água.)

Espero que isso ajude você em seu futuro(s) projeto(s) de model kit(s) caras e boa sorte."

E por último, vou colocar aqui o pouco que achei do post-shading, ou pós-sombreamento, do blog do Muzzy.

"Hoje tentei uma nova técnica com meu Aerógrafo da Tamiya para aplicar pós-shading. Você pode se perguntar o que é pós-shading. Ao meu entendimento é aplicar sombras depois de ter aplicado a cor base em seu kit e isso vai dar uma aparência muito mais realista e atrativa. Pra mim apenas pintar no plástico não atende ao que eu quero se não tiver sombreamento. Do sombreamento você pode fazer um efeito de desgaste (weathering) mais real. Este é o meu ponto de vista do que um modelista poderia fazer.


Eu apliquei a cor cinza claro (light grey) da tamiya como base e fiz o pós sombreamento com a tinta smoke (misturada 70% com tamiya lacquer tinner).

Aplicado o sombreamento repetidamente se estiver desigual  mas não mais do que o pós-sombreamento desde que você tenha cometido algum erro que não possa desfazer , então seja paciente e espere uma hora ou então que a tinta cure (ou seque). O resultado é bastante satisfatório para uma primeira tentativa... hehe... na próxima será o pré-shading."

Como dito anteriormente por mim e pelos "pesquisadores" acima, existem diversas maneiras de se fazer um sombreamento, e cabe a cada modelista fazer aquilo que mais lhe agrada e atende suas expectativas. Apesar de parecer um pouco trabalhoso no início, com a prática vai se percebendo como é legal e prático, além de deixar os trabalhos bem mais completos.

É isso. Desculpem se houve algum erro na tradução, e podem corrigir se acharem necessário.

Sieg Zion!

Fontes:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...